Reuters
19/09/2001 - 12h38

EUA enviam mensagem ao Taleban dizendo que "o momento é de ação"

da Reuters, em Washington

Os EUA enviaram hoje ao Taleban uma mensagem dizendo que o momento é de ação, e não palavras. "A mensagem do presidente [dos EUA, George W. Bush] ao Taleban é muito simples: é hora de ação, não negociação", disse o porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer.

23.dez.1998 - Reuters


Osama bin Laden, milionário saudita acusado de terrorismo
A mensagem foi enviada hoje ao Afeganistão, depois que o Taleban (grupo islâmico que controla 90% do território do Afeganistão desde 1998 e impôs um regime marcado pelo extremismo e pelo conservadorismo) se ofereceu para conversar sobre o futuro de Osama bin Laden, principal suspeito de planejar os ataques contra Washington e Nova York. O governo americano ameaça fazer uma ação militar contra o Afeganistão, caso o terrorista não seja entregue.

Bin Laden nega participação nos atentados de terça-feira passada (11), que deixou 504 pessoas mortas e 5.422 desaparecidos até o momento.

Ele respondia a comentários feitos pelo líder espiritual do Taleban, o mulá Mohamad Omar, que, teria dito estar pronto para falar com os EUA sobre Bin Laden. O Taleban estaria protegendo Bin Laden dentro do Afeganistão.

"Não tentamos criar problemas com a América", disse mulá Mohamad Omar a um grupo de clérigos islâmicos reunidos para discutir o destino de Bin Laden e a possibilidade de ataques aéreos norte-americanos.

"Tivemos várias conversas com os governos atuais e antigos dos EUA, e estamos prontos para mais conversas", disse.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais no especial sobre Taleban

Leia mais no especial sobre Paquistão
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca