Reuters
20/09/2001 - 13h27

Bin Laden não deve fugir no porta-mala de um táxi, diz Taleban

da Reuters, em Cabul (Afeganistão)

Como o homem mais procurado do mundo consegue fugir de um país que não quer mais protegê-lo?

Provavelmente, não no porta-mala de um táxi, disse o Taleban (grupo islâmico que controla 90% do território do Afeganistão desde 1998 e impôs um regime marcado pelo extremismo e pelo conservadorismo), que governa o Afeganistão, quando perguntado sobre como Osama bin Laden seria convencido a deixar o país, que teme um possível ataque dos EUA.

"Vocês sabem que Osama bin Laden tem diversos opositores", disse o ministro da Educação, Amir Khan Muttaqi, durante uma entrevista coletiva em Cabul (capital).

"Ele vai procurar e escolher um lugar adequado. Não é possível que ele saia às ruas e embarque num táxi para ir a outro lugar."

O comentário foi um raro momento de descontração de uma autoridade do Taleban, que normalmente se expressa em linguagem arcaica e alegórica, desafiando o poder de tradução para outras línguas.

Um conselho de clérigos islâmicos recomendou hoje que Bin Laden -que há anos vive no Afeganistão como "convidado" do Taleban- seja convencido a poupar o país de possíveis ataques dos Estados Unidos.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais no especial sobre Taleban
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca