Reuters
17/04/2001 - 21h43

Estado de Washington estuda usar vacas como fonte de energia

da Reuters, em São Francisco

O Estado de Washington, que corre o risco de ter que racionar energia por causa de uma severa seca, está pedindo ajuda para as vacas.

A idéia é aproveitar o esterco depositado pelas 246 mil cabeças de gado do Estado e transformá-lo em combustível, disseram autoridades estaduais.

"Por causa da situação de energia, várias empresas privadas estão interessadas em formas de melhor utilização do esterco", disse hoje Gloria Edwards, uma porta-voz da Federação dos Laticínios de Washington.

O alto custo das usinas para transformar esterco em energia desencoraja a construção, mas dois projetos de lei que estão no congresso estadual querem dar isenção fiscal para facilitar projetos ligados à área.

Segundo um estudo recente citado pela Federação dos Laticínios, o esterco das vacas em apenas um condado do Estado poderia gerar até 10 megawatts de eletricidade, suficiente para abastecer 8 mil casas.

Para transformar esterco em energia, é preciso misturar a matéria-prima, bactéria e calor, produzindo um gás que é 75% metano.

A Federação dos Laticínios disse que a General Electric de Portland começou a construir uma pequena usina em março, em uma fazenda perto de Salem, Oregon. As 500 vacas da fazenda estão sendo usadas como fontes primárias de energia. A usina deve gerar 100 quilowatts de energia, o suficiente para 65 casas, disse o grupo.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca