Reuters
21/09/2001 - 01h57

Porta-aviões dos EUA deixa base no Japão

da Reuters, em Tóquio

O porta-aviões Kitty Hawk, dos EUA, deixou hoje a base onde se encontrava no Japão, escoltado por vários destróieres japoneses.

Autoridades da Marinha dos EUA não revelaram o destino do navio, mas a imprensa japonesa afirma que a embarcação que carrega 70 aviões zarpou para o oceano Índico.

Um oficial da Agência de Defesa Japonesa afirmou que os destróieres permaneceriam em águas japonesas, após escoltar o Kitty Hawk na saída da base naval de Yokosuka, próxima à capital Tóquio. "Nós reforçamos a segurança em águas japonesas, e como parte disso navios japoneses vão acompanhar o Kitty Hawk em nossas águas", afirmou.

O porta-aviões que deixou o Japão hoje faz parte da 7ª frota naval dos EUA, que opera no Pacífico ocidental, oceano Índico e no Golfo Pérsico. É a maior frota do país em mares estrangeiros.

A frota do Kitty Hawk realizou diversos exercícios noturnos na semana passada, procedimento que normalmente precede a saída para uma operação.

O Japão abriga hoje 48 mil militares norte-americanos - metade de todos os que estão na Ásia.

Desde quarta-feira, os Estados Unidos começaram a enviar tropas para o Golfo Pérsico, onde devem atracar os navios que servirão de base para a provável ação militar no Afeganistão.

O presidente George W. Bush autorizou as Forças Armadas a invadir o território afegão caso o Taleban, grupo islâmico extremista que domina 95% do país, se recuse a entregar o terrorista Osama bin Laden, suspeito de planejar os atentados de 11 de setembro.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca