Reuters
21/09/2001 - 10h59

Camiseta com foto de Bin Laden faz sucesso na Indonésia

da Reuters, em Jacarta

A venda de camisetas com a foto de Osama bin Laden estampada faz sucesso na Indonésia, onde vive a maior população islâmica do mundo. Bin Laden é o principal suspeito de comandar os atentados contra o World Trade Center e o Pentágono, nos EUA, em 11 de setembro.

"Hoje vendemos duas vezes mais que o normal. Tem sido assim desde que os EUA acusaram Bin Laden", disse hoje Andi Cut Muthia, que confecciona e distribui as camisetas.

O governo norte-americano exige que o regime Taleban, que comanda 90% do Afeganistão, entregue Bin Laden, exilado de origem saudita que vive no país asiático.

As camisetas de US$ 3 têm três tipos diferentes, e uma delas diz: "O islamismo é o meu sangue".

De acordo com Muthia, os negócios da venda de camisetas nunca estiveram melhores com o aumento da oposição aos EUA.

"Com estas camisetas, estamos difundindo a palavra. Osama é um herói, um defensor do islamismo e dos direitos humanos. O mundo não deveria entender o islamismo como religião de terroristas", disse a mulher que ainda vende livros e fitas da religião.

Os grupos islâmicos radicais da Indonésia, que têm apoio pequeno, mas muito barulhento, prometeram declarar guerra santa aos EUA caso o país ataque o Afeganistão para destruir a organização Al Qaeda (a rede terrorista patrocinada por Bin Laden).

No entanto, nem todos aqueles que compram as camisetas estão preocupados com a religião. Alguns somente tentam mudar o estilo de se vestir.

"Eu ouvi sobre a loja mas nunca tinha ido. Esta é a minha primeira vez" disse o estudante Gatot Setiawan, de 24 anos. "Muitos dos meus amigos têm comprado as camisetas", afirmou ele, vestindo a nova peça de roupa.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca