Palm registra prejuízo no trimestre e adia novo portátil
da Reuters, em Nova York (EUA)A Palm tirou da tomada seus planos de lançar neste ano um novo computador portátil, ao mesmo tempo em que anunciou prejuízo no primeiro trimestre fiscal.
A empresa, fabricante número um mundial de assistentes pessoais digitais (PDA, na sigla em inglês), alertou que não irá retornar à lucratividade em seu segundo trimestre como esperava, e que as vendas nos próximos três meses serão bem menores do que as estimadas por Wall Street.
A Palm tinha prometido um novo portátil sem fio para até o final de 2001, e recentemente recebeu o aval da Comissão Federal de Comunicações dos EUA para o produto. Mas adiou a previsão para seu modelo de computador de mão chamado 'i705'.
Culpando a desaceleração da economia, a Palm informou que não era época para tal lançamento. Além disso, a companhia considera que o mercado ainda é muito pequeno para dispositivos caros com acesso a dados corporativos e capacidade de receber e-mail em tempo real. Segundo a Palm, o atraso do 'i705' não vai atingir substancialmente a linha de produtos da empresa.
"Nós estamos focando nossos investimentos na comercialização de produtos existentes, em vez de nos iludirmos com o lançamento de outro produto", disse o presidente-executivo da Palm, Carl Yankowski.
Analistas, perplexos com o atraso do novo produto, perguntaram repetidamente em uma conferência telefônica o porquê do atraso no modelo ultramoderno. Eles acreditam que um dispositivo avançado é essencial na estratégia da Palm de manter distância dos aparelhos rivais equipados com o software Pocket PC da Microsoft.
Prejuízo dentro do esperado
Antes de anunciar o adiamento de seu novo produto, a Palm disse que o prejuízo líquido proforma em seu primeiro trimestre, excluindo gastos especiais decorrentes de reestruturação, totalizou US$ 38,7 milhões, ou US$ 0,07 por ação, comparado com lucro proforma de US$ 23,9 milhões, ou US$ 0,04 por ação, no mesmo período do ano passado.
Wall Street estimava perda de US$ 0,09 centavos de dólar por ação, com faixa de prejuízo de US$ 0,07 a US$ 0,11, de acordo com a Thomson Financial/First Call.
A empresa disse que o trimestre de setembro a novembro, tradicionalmente forte, vai apresentar vendas mais fracas devido à lentidão da economia e ao crescimento da apreensão do consumidor.
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