Reuters
21/09/2001 - 16h08

Sharon diz que Arafat e Peres devem se encontrar na próxima semana

da Reuters, em Jerusalém

O primeiro ministro israelense, Ariel Sharon, disse hoje que o ministro das Relações Exteriores, Shimon Perez, e o presidente da Autoridade Palestina, Iasser Arafat, devem se encontrar na próxima semana para discutir a implantação de uma trégua duradoura na região.

"Eu acredito que a reunião ocorrerá na semana que vem, espero que realmente aconteça. A situação deve estar mais calma e provavelmente os dois se encontrarão", disse Sharon à rede CNN durante uma entrevista. Ele ainda não havia decidido a data da reunião.

Mas o líder israelense acusou Arafat de "hospedar, treinar, apoiar e patrocinar organizações terroristas". "Arafat é um terrorista, nós temos que entender isso. Ele é um terrorista que abriga organizações terroristas", disse.

O ministro palestino Saeb Erekat desprezou as acusações de Sharon, dizendo que o premiê israelense tem o seu próprio "recorde de atos terroristas". "O que Sharon está dizendo é um sinal perigoso. Esta é a resposta que ele esta dando ao cessar-fogo ordenado por Arafat", disse.

Um inquérito israelense considerou Sharon indiretamente responsável pela morte de centenas de palestinos que moravam nos campos de refugiados de Sabra e Shatila, no Líbano. Os ataques aos refugiados foram feitos por uma milícia cristã, que era apoiada por Israel, e Sharon era o ministro da Defesa na época.

Arafat e Sharon ordenaram às suas forças na terça-feira que respeitassem um cessar-fogo estabelecido previamente, depois de quase um ano de violência na região.

Leia mais no especial Oriente Médio
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca