Reuters
21/09/2001 - 20h14

Unicef enviará suprimentos de emergência ao Afeganistão

da Reuters

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) informou que planeja enviar suprimentos de emergência para o Afeganistão, com o objetivo de ajudar a população do país, que está amedontrada com a possibilidade de um ataque norte-americano.

A Unicef enviará ao Afeganistão seis aviões da Dinamarca carregados de suprimentos de socorro, a partir do início da próxima semana.

``O plano já estava sendo idealizado antes da crise, pois esperávamos que o inverno criasse um grande problema para um milhão de afegãos'', disse a diretora de comunicações da Unicef, Deirdre O'Shea, à "Reuters".

A organização espera que os vôos comecem a partir este fim de semana, mas ainda estão esperando por um sinal verde do Turcomenistão, ela acrescentou.

Uma vez que os suprimentos sejam descarregados eles serão transportados para perto das fronteiras do Afeganistão.

O primeiro avião irá levar 33 toneladas de suprimentos que custaram US$ 130 mil, ela acrescentou.

Os suprimentos incluem remédios de emergência, sufientes para ajudar 100 mil pessoas por três meses, incluindo água, tabletes para purificação de água, lonas e cordas para abrigos temporários.

Milhares de afegãos estão tentando deixar o país. O Paquistão e o Irã, onde 3,5 milhões de afegãos já vivem, fecharam oficialmente suas fronteiras, porém o Paquistão ainda está permitindo a entrada daqueles que têm vistos válidos.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca