Reuters
22/09/2001 - 05h17

Paquistaneses pró-Taleban planejam novos protestos

da Reuters, em Islamabad (Paquistão)

Os partidos religiosos paquistaneses pró-Taleban planejam novas manifestações neste hoje para protestar contra a ameaça de uma ação militar dos no Afeganistão.

Os extremistas islâmicos do país reclamam também do sinal de apoio dado pelo governo do Paquistão aos Estados Unidos.

O terceiro dia de protestos, porém, pode ser enfraquecido pela pouca adesão que teve a greve geral convocada pelos grupos anti-EUA ontem.

O Conselho de Defesa do Paquistão e Afeganistão, uma coalizão de 35 grupos sunitas islâmicos, planeja um protesto de maior proporção no domingo, em Islamabad, a capital paquistanesa, guardada por policiais e tropas paramilitares.

Ontem, três pessoas foram mortas a tiros em outras cidades do país. Um homem morreu de ataque cardíaco e dezenas de manifestantes foram presos.

Os incidentes mais violentos ocorreram no sul da cidade de Karachi, onde a polícia dispersou manifestações com cacetetes e bombas de gás lacrimogêneo.

Os protestos começaram logo após as orações de sexta-feira, dia sagrado para muçulmanos, em que líderes religiosos pregaram o apoio ao Taleban, grupo extremista que controla o Afeganistão, e ao líder terrorista Osama bin Laden.

Enquanto ocorrem os protestos, os EUA movimentam suas tropas para o golfo Pérsico, em preparação para a provável invasão no Afeganistão.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais no especial sobre Taleban

Leia mais no especial sobre Paquistão
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca