Reuters
22/09/2001 - 12h16

Economia dos EUA está "fundamentalmente forte", diz Bush

da Reuters, em Washington

Depois de uma semana de vendas brutais em Wall Street, demissões e cortes em empresas aéreas, o presidente dos Estado Unidos George W. Bush tentou assegurar aos norte-americanos que a economia do país está "fundamentalmente forte".

"Os terroristas que atacaram os Estados Unidos em 11 de setembro visavam atingir nossa economia, assim como nosso povo", disse Bush. "Eles derrubaram um símbolo da prosperidade norte-americana, mas não tocaram na sua fonte."

Os efeitos dos ataques com aviões sequestrados ao World Trade Center e ao Pentágono, que deixaram mais de 6.800 pessoas mortas ou desaparecidas, atingiram fortemente a economia dos EUA esta semana, fazendo com que vários analistas concluíssem que o país entrou em recessão.

O medo de que haja uma guerra contra o Afeganistão levou o índice Dow Jones a perder 14,2% na semana.

"Nossa economia sofreu um choque", afirmou o presidente dos EUA, salientando que muitos perderam seus empregos esta semana, principalmente na indústria do turismo.

"Muitos norte-americanos também viram o valor de suas ações diminuir", disse Bush. "Mesmo assim, com todos esses desafios, a economia norte-americana está fundamentalmente forte."

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca