Reuters
22/09/2001 - 16h57

Show em benefício das vítimas do WTC é transmitido para 156 países

da Reuters, em Los Angeles

O roqueiro Bruce Springsteen cantou a música "My City in Ruins" (Minha Cidade em Ruínas), e a cantora Mariah Carey interpretou "Hero" (Herói) durante o espetáculo "América: Tributo a Seus heróis", realizado ontem, para obter fundos em benefício das vítimas dos ataques aos Estados Unidos.

O espetáculo ocorreu em estúdios iluminados por velas em Los Angeles e Nova York, e foi transmitido por pelo menos 31 emissoras de TV americanas e para 156 países.

Dezenas de artistas do cinema, da TV e do mundo musical participaram do evento, que durou duas horas. Springsteen abriu a transmissão tocando violão acústico e harmônica e cantando "My City in Ruins", música que ele tocou pela primeira vez no ano passado, em Nova Jersey.

No início do show, o ator Tom Hanks afirmou que ele e seus colegas atores e músicos estavam reunidos para "levantar os ânimos e possivelmente muito dinheiro" para as vítimas dos ataques aos Estados Unidos.

Ele homenageou os passageiros que, supostamente, dominaram os sequestradores do avião que caiu numa área rural da Pensilvânia. Acredita-se que os passageiros evitaram que a aeronave caísse em outro alvo em Washington, o que causaria uma tragédia ainda maior.

Com a voz trêmula, Julia Roberts falou dos bombeiros que morreram no World Trade Center ao tentar salvar outras vidas. Várias outras estrelas do cinema e da TV falaram entre Hanks e Roberts, pedindo doações. Seus discursos foram entremeados por apresentações de Stevie Wonder, U2, Tom Petty, Alicia Keys, Billy Joel e Neil Young, entre outros.

A cantora Celine Dion, que fez uma pausa de três anos em sua carreira para se dedicar à família, abriu uma exceção e cantou "God Bless America" (Deus Abençoe a América).

O evento foi encerrado com o cantor country Willie Nelson. Ele liderou um coro formado por várias estrelas - entre elas Al Pacino, Halle Berry, Jack Nicholson, Tom Cruise, Julia Roberts, Sylvester Stallone, Clint Eastwood e Stevie Wonder. O coro cantou várias vezes "America, the Beautiful''.

As tropas americanas, baseadas em mais de 175 países, puderam assistir à transmissão. Mais de 8.000 emissoras de rádio dos EUA também transmitiram o espetáculo.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca