Reuters
24/09/2001 - 10h39

Paquistão tira toda sua equipe diplomática do Afeganistão

da Reuters, em Islamabad (Paquistão)

O Paquistão retirou toda a equipe diplomática da embaixada de Cabul (capital do Afeganistão), por razões de segurança, segundo afirmou hoje Riaz Mohamad Khan, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores paquistanês.

Khan deu as informações durante uma entrevista coletiva. Ele afirmou que as medidas eram temporárias e se recusou a dizer quando a equipe voltará. Ele também não quis responder a perguntas sobre se o Paquistão pretendia romper relações diplomáticas com o regime Taleban.

De acordo Khan, uma equipe norte-americana estava em negociação com autoridades paquistanesas. "Uma delegação de três integrantes do Departamento de Defesa dos EUA chegou esta manhã", disse ele, afirmando que eles estavam reunidos com autoridades da Defesa do Paquistão. "Seu objetivo é basicamente trocar informações."

O Paquistão é um dos três países que reconhecem o Taleban como governo do Afeganistão, junto com a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos. Os Emirados romperam relações diplomáticas com o Taleban no sábado (22). O Paquistão havia afirmado, logo em seguida, que manteria suas relações com o Afeganistão para intermediar a crise.


Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais no especial sobre Taleban

Leia mais no especial sobre Paquistão

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca