Reuters
25/09/2001 - 18h32

Cineasta argentino faz filme sobre a revista "Cahiers du Cinéma"

da Reuters, em Buenos Aires

François Truffaut, Jean-Luc Godard, Eric Rohmer e Claude Chabrol são alguns dos autores que expressaram sua visão sobre o cinema na revista francesa "Cahiers du Cinéma".

Meio século depois, a pedido de uma produtora francesa, o cineasta e escritor argentino Edgardo Cozarinsky relata a história da mítica publicação em um documentário chamado "Le Cinéma des Cahiers".

"É um filme para quem ama o cinema, um filme que não idealiza a revista, mas questiona", disse à Reuters Cozarinsky. Ele recorda os dias quando, aos 15 ou 16 anos de idade, lia a "Cahiers" em livrarias de Buenos Aires nos final dos anos 1950.

"Fui um leitor distante, apaixonado sim, mas não dócil", disse o cineasta, que recentemente apresentou o filme em Buenos Aires depois da estréia em Cannes este ano.

O projeto foi enviado pela produtora francesa Canal Plus, que queria "fazer algo sobre os 50 anos da Cahiers, um documentário de criação, não uma simples crônica, e sim um discurso que tivesse em princípio um trabalho sobre a linguagem."

O filme, de 88 minutos, recolhe testemunhos de diretores e críticos que passaram pela revista, imagens de filmes e material de arquivo.

Cozarinsky, que moem Paris desde 1974, confessa que foi "difícil encontrar a perspectiva" que desse conta de uma revista que impulsionou a nouvelle vague, participou da Semana de Maio de 68 e deixou marcas na história do cinema.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca