Reuters
26/09/2001 - 10h22

Taleban diz ter retomado distrito conquistado pela oposição

da Reuters, em Islamabad (Paquistão)

O Taleban afirmou hoje que reconquistou um distrito no norte do país que havia sido tomado pela oposição durante o fim de semana.

O embaixador do Taleban no Paquistão, mulá Abdul Salaam Zaeef, disse em Islamabad (capital do Paquistão) que o distrito de Zari, na fronteira com o Uzbequistão e o Turcomenistão, havia sido reconquistado depois de várias horas de batalha.

Os combates já haviam sido confirmados pelo general Abdul Rashid Dostum, um dos líderes da resistência ao Taleban. Dostum, que comanda a minoria étnica uzbeque, havia conseguido expulsar o Taleban de Zari e outras áreas, mas admitiu que seus inimigos preparavam um contra-ataque para evitar que a oposição chegue à cidade de Mazar-i-Sharif.

"Está muito duro. O Taleban reuniu um grande número de soldados para parar nossas vitórias, mas até agora não tiveram sucesso", disse Dostum.

A Aliança do Norte, que congrega vários grupos guerrilheiros, intensificou suas atividades na semana passada para vingar o assassinato de seu comandante Ahmad Shah Massoud e se aproveitar do isolamento internacional do Taleban, que impõe uma rígida doutrina islâmica em mais de 90% do território do Afeganistão.

O Taleban está sob ameaça de um iminente ataque norte-americano, em represália por dar abrigo ao militante de origem saudita Osama bin Laden, acusado de tramar os atentados de 11 de setembro contra Nova York e Washington.

A Imprensa Islâmica Afegã, ligada ao Taleban, disse que a milícia recuperou Qadis, no oeste do país, após perder o local por quatro horas ontem. Uma autoridade local disse que o ex-prefeito de Herat Ismail Khan comandou a ação da oposição.

A Aliança do Norte quer o apoio internacional para derrubar o Taleban. A comunidade mundial (exceto o Paquistão) não reconhece o Taleban como governo do país.

Leia mais:
Aliança do Norte pode tomar Cabul em dois dias, segundo diplomata

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais no especial sobre Taleban

Leia mais no especial sobre Paquistão

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca