Reuters
27/09/2001 - 10h59

Conflito na Irlanda do Norte deixa 33 policiais feridos

da Reuters, em Belfast (Irlanda do Norte)

Pelo menos 33 policiais ficaram feridos durante um tiroteio e um motim na madrugada de hoje no enclave protestante de Belfast, capital da Irlanda do Norte, informaram as autoridades locais.

Elas disseram que homens armados atiraram mais de 50 vezes contra a polícia e que mais de 600 protestantes atacaram as autoridades com pedras, garrafas, fogos de artifício e bombas de fabricação caseira.

"A polícia devolveu o ataque. Quatro tiros foram disparados quando duas rajadas de armas automáticas foram direcionadas para o carro deles (dos policiais), que foi atingido muitas vezes", disse uma porta-voz.

Seis bombas de pólvora e outros 125 coquetéis molotov foram lançados contra a polícia, que revidou com balas de borracha.

Um carro e um ônibus foram sequestrados e incendiados durante o motim no distrito de Ardoyne, onde católicos nacionalistas e protestantes unionistas convivem lado a lado.

As relações entre as duas comunidades, sempre tensas, agravaram-se nas últimas semanas com as manifestações de protestantes contra a Escola Primária Santa Cruz, de meninas católicas.

Hoje pela manhã, protestantes buzinavam e apitavam quando pais católicos levavam seus filhos para a escola, escoltados pela polícia britânica.

Segundo a polícia, o motim começou quando um protesto pacífico na área de protestantes na noite de ontem tentou percorrer ruas católicas e a polícia se mobilizou para evitar a ação.

"A polícia novamente ficou no meio quando tentava prevenir um ataque da comunidade nacionalista", explicou o chefe da polícia de Belfast, Allan McQuillan. "O que era para ser um protesto pacífico rapidamente se degenerou em ataques contra a polícia."

A maioria protestante defende a manutenção dos laços políticos com o Reino Unido. Os católicos querem a independência e a posterior unificação com a Irlanda.

Leia mais no especial Reino Unido


 

FolhaShop

Digite produto
ou marca