Reuters
27/09/2001 - 12h22

Enviado da ONU ao Afeganistão diz que há futuro para o Taleban

da Reuters, em Islamabad (Paquistão)

O enviado especial ao Afeganistão da ONU (Organização das Nações Unidas), Francesc Vendrell, disse hoje que acredita na contribuição do movimento Taleban em qualquer governo futuro no país.

"Acho que há uma função para cada um do Afeganistão, incluindo o Taleban (grupo islâmico que controla 90% do território do Afeganistão desde 1998 e impôs um regime marcado pelo extremismo e pelo conservadorismo)", afirmou ele em entrevista à imprensa.

Vendrell ainda disse que tinha acabado de sair de um encontro com o ex-rei afegão Zahir Shah, 86, que vive exilado em Roma desde 1973 e é cogitado para um possível apoio para a transição de um novo governo.

"Acredito que ele está em bom estado de saúde, desejando ajudar ao povo afegão, e ele não está buscando uma posição específica", disse ele.

Muitos líderes e grupos afegãos que estão exilados foram convocados pelo ex-rei para convencer a Loya Jirga, a assembléia tradicional, a eleger um novo líder que poderia substituir o regime do Taleban, que completa cinco anos hoje.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca