Reuters
28/09/2001 - 09h06

Teste antiaéreo do Taleban deixa moradores em pânico em Cabul

da Reuters, em Cabul (Afeganistão)

Um teste da artilharia antiaérea do Taleban feito hoje deixou moradores de Cabul (capital do Afeganistão) em pânico. Todos correrem para se esconder, certos de que estavam sofrendo um ataque dos EUA.

Os disparos vieram das montanhas que cercam a cidade, onde soldados do Taleban (grupo islâmico que controla 90% do território do Afeganistão desde 1998 e impôs um regime marcado pelo extremismo e pelo conservadorismo) colocaram suas defesas aéreas para proteger a cidade de um eventual ataque.

Uma autoridade do Taleban confirmou que se tratava de um teste. "Todos nós pensamos que a guerra com os Estados Unidos tinha começado", disse um morador, que estava tomando café da manhã quando o teste começou.

"Os tiros repentinos foram um choque, e um sinal de que minha hora de morrer tinha chegado".

O Afeganistão está em estado de alta tensão depois dos ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos. O país espera uma retaliação norte-americana pelo fato de que o terrorista Osama bin Laden, principal suspeito de ser o mentor dos ataques, estaria dentro do país. Bin Laden nega participação nos atentados.


Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais no especial sobre Taleban

Leia mais no especial sobre Paquistão

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca