Reuters
30/09/2001 - 14h34

Políticos dos EUA apóiam aliança contra Taleban do ex-rei afegão

da Reuters, em Roma e Islamabad

O antigo rei do Afeganistão recebeu neste domingo a promessa de apoio de políticos norte-americanos para a formação de uma ampla aliança contra o regime taleban. No Afeganistão, seis pessoas foram presas por distribuírem panfletos pedindo a volta do rei.

O ex-monarca, Zahir Shah, se reuniu com membros do Congresso dos EUA e com uma delegação da principal frente de oposição ao Taleban, a Aliança do Norte, que está na Itália para ver se pode unir forças com a facção monarquista.

``Ficamos muito impressionados'', disse o congressista republicano Curt Weldon, que liderou a comissão de 11 norte-americanos.

``Ele quer ver as pessoas do Afeganistão se libertando. É a mesma coisa que queremos, mas achamos que talvez ele seja a pessoa mais indicada para congregar o povo contra o taleban, então, ele é decisivo'', disse Weldon a repórteres.

Zahir Shah, 86 anos, vive no exílio na Itália desde 1973. O antigo monarca pediu a realização de uma grande conferência dos anciãos, a chamada Loya Jirga, para tentar reunir as tribos afegãs num só governo de unidade nacional.

No Afeganistão, a agência de notícias Imprensa Islâmica Afegã (AIP) informou que três pessoas foram presas por distribuir panfletos pró-Estados Unidos em Gardez e outras três, em Khost.

O governador da Província de Khost, mulá Abdur Raoof, disse à "AIP" que os presos distribuíam folhetos nas ruas e nas lojas das duas cidades durante a noite. Os panfletos afirmavam que os Estados Unidos não são um inimigo do Afeganistão e que o povo deveria apoiar o antigo rei Shah.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca