Reuters
01/10/2001 - 11h07

Taleban reconquista área importante da oposição no Afeganistão

da Reuters, Islamabad (Paquistão)

Soldados do Taleban reconquistaram hoje uma área-chave no oeste do Afeganistão que havia sido perdida para forças de oposição no fim de semana, segundo informou a agência de notícias "Imprensa Islâmica Afegã".

A agência afirmou também que a milícia ganhou mais força com a deserção de cerca de 60 soldados da Aliança do Norte, que se opõe a seu governo.

As forças do Taleban lançaram um ataque antes do amanhecer e recuperaram o distrito de Qadis, na Província de Badghis, depois de três horas de conflito.

A constante mudança no controle de territórios é típica da guerra no Afeganistão, assim como o grande número de deserções, que acontecem porque os líderes da luta mudam de lado, de acordo com quem está no poder.

Dois soldados do Taleban e três da oposição morreram no conflito. Segundo a agência, o Taleban capturou seis prisioneiros.

A oposição afirmou, contudo, que ontem quase 600 membros do Taleban abandonaram a luta ou vieram para seu lado.

Os conflitos entre os dois grupos se intensificaram após os ataques de 11 de setembro aos Estados Unidos, que responsabilizam o milionário de origem saudita Osama bin Laden por eles. Bin Laden vive no Afeganistão como "hóspede" do Taleban e nega participação nos atentados.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais no especial sobre Taleban

Leia mais no especial sobre Paquistão

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca