Reuters
01/10/2001 - 11h24

Carro-bomba fere um e danifica prédio da Justiça na Espanha

da Reuters, em Madri

Uma bomba explodiu hoje em frente a um tribunal de Vitória, capital do País Basco (norte da Espanha), ferindo uma pessoa. As autoridades atribuíram o ataque ao grupo separatista ETA (Pátria Basca e Liberdade, em basco).

A explosão do carro-bomba, com 30 kg de dinamite, aconteceu por volta de 6h (1h em Brasília), em frente ao Palácio da Justiça, que ficou bastante danificado. Outros prédios também foram atingidos e 20 carros se incendiaram. A polícia disse que estilhaços atingiram uma pessoa, que ficou levemente ferida.

A Espanha se apressou em dar apoio aos Estados Unidos em sua "guerra contra o terrorismo" depois dos atentados de 11 de setembro, que destruiu o World Trade Center e atingiu o Pentágono.

Desde 11 de setembro, já houve duas pequenas explosões atribuídas ao ETA na Espanha. Apesar disso, a região vive um período de relativa calma. Em 31 anos de atividades, os separatistas bascos já mataram cerca de 800 pessoas.

O delegado do governo espanhol no País Basco, Enrique Villar, atribuiu o atentado ao "discurso incendiário" feito na véspera pelo "lehendakari" (governador basco), Juan José Ibarretxe, um nacionalista moderado, em que ele ameaçava convocar um plebiscito sobre a autodeterminação basca e a violência do ETA.

Villar disse ainda que a bomba de hoje pode ser uma resposta a várias prisões importantes de comandos do ETA feitas desde agosto na Espanha e na França.

Leia mais no especial Espanha - País Basco
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca