Reuters
01/10/2001 - 12h07

Oposição ao Taleban fecha acordo para novo governo no Afeganistão

da Reuters, em Roma

O ex-rei do Afeganistão, Mohammad Zahir Shah, e a Aliança do Norte fecharam um acordo hoje com o objetivo de tirar os líderes do movimento Taleban do poder. Sob os termos do acordo, a coalizão anti-Taleban convocou um grande conselho de líderes afegãos.

O conselho, por sua vez, deve convocar uma grande assembléia, formada por representantes de todos os grupos étnicos e tribais do Afeganistão. A assembléia elegeria um chefe de Estado e um governo de transição, segundo informa o comunicado do ex-rei e da Aliança do Norte.

Ainda não se sabe quando ocorrerá a assembléia: se será depois que o Taleban for derrubado do poder ou antes.

Uma Loya Jirga (nome dado à assembléia) é um evento exaustivo que pode durar muitos dias ou mesmo semanas, à medida que chefes tribais, líderes espirituais e comandantes militares tentam resolver seus problemas.

Os líderes da oposição do Afeganistão, incluindo uma delegação da principal força anti-Taleban, a Aliança do Norte, chegaram a Roma na semana passada para discutir a convocação dos mais velhos para decidir uma nova forma de governo para o Afeganistão.

Zahir Shah, 86, que vive na Itália desde 1973, pediu a convocação de uma assembléia, para tentar estimular tribos dissidentes do Afeganistão a formar um governo único de unidade nacional.

As forças de oposição do Afeganistão têm sido amparadas por diplomatas ocidentais, à medida que os Estados Unidos se preparam para atacar o Afeganistão por abrigar o terrorista Osama bin Laden, principal suspeito pelos ataques de 11 de setembro contra os EUA. Bin Laden nega participação nos ataques.

Muitos afegãos dizem acreditar que Zahir Ahah, que reinou por 40 anos e trouxe relativa paz e prosperidade ao seu país, seja a única pessoa com autoridade suficiente para reunir as várias facções anti-Taleban.

Um delegação de congressistas dos Estados Unidos se reuniu com o rei durante o final de semana, garantindo-lhe amplo apoio. "O Congresso ajudará você a reconstruir sua sociedade", disse o congressista republicano Dana Rohrabacher em uma reunião de líderes do Afeganistão em um hotel de Roma.


Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais no especial sobre Taleban

Leia mais no especial sobre Paquistão

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca