Reuters
19/04/2001 - 08h14

Otan usa bombas de gás para abrir bloqueio sérvio em Kosovo

da Reuters, em Zvecan (Iugoslávia)

A força de paz da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Kosovo, teve de usar bombas de gás lacrimogêneo para dispersar uma multidão de sérvios que bloqueava a passagem numa estrada ao norte da Província em protesto pela cobrança de impostos em produtos de fora da Iugoslávia transportados em veículos.


Um porta-voz da força de paz disse que um sérvio foi preso quando soldados franceses tentavam afastar os protestantes e veículos estacionados no meio das principais vias entre a cidade de Kosovska Mitrovica e a fronteira da Província.

``Tivemos de usar bombas de gás para impedir que as pessoas atirassem pedras contra nós, mas ninguém ficou ferido. Um sérvio foi preso'', disse o comandante francês, Francis Megerlin, responsável pela segurança ao norte de Kosovo.

A ONU disse que conseguiu recuperar o controle das estradas, mas sérvios que vivem na localidade garantiram que novos bloqueios foram vistos em outras áreas.

"Apenas removemos três bloqueios porque protestar é um direito democrático quando não compromete a liberdade de manobra (movimento)", disse Megerlin.

Um grupo formado por mais de cem pessoas se juntou em frente a um posto policial da ONU ao norte de Mitrovica para protestar pela prisão de um sérvio, mas a manifestação foi pacífica.

Os sérvios bloquearam estradas com carros e ônibus na terça-feira, como forma de denunciar o que chamam de "postos de imigração'' colocados na Província governada internacionalmente. Segundo eles, esses postos teriam o objetivo claro de impedir o acesso deles ao resto da Iugoslávia.

Autoridades da ONU em Kosovo, cuja maioria da população é formada por separatistas étnicos albaneses, disseram que esses postos não são de imigração e sim de cobrança de impostos, mais parecidos com uma alfândega, e que seria apenas uma maneira de cobrar uma taxa de produtos como cigarros, gasolina e bens de consumo que são comprados sem o pagamento devido de impostos em outras partes da Iugoslávia.

  • Leia mais sobre os conflitos nos Bálcãs
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca