Reuters
02/10/2001 - 11h14

Taleban diz que apoio dos EUA a ex-rei afegão fracassará

da Reuters, em Islamabad (Paquistão)

O Taleban, que governa o Afeganistão, disse hoje que as tentativas dos Estados Unidos de afastar o movimento do comando do país, em favor do ex-rei Zahir Shah, estavam condenadas ao fracasso, disse a Imprensa Islâmica Afegã ("AIP").

"As decisões em Roma estão sendo tomadas sob as instruções dos Estados Unidos e não terão qualquer resultado positivo", disse a "AIP", citando o vice-ministro das Relações Exteriores do Taleban, Maulvi Abdul Rehman Zahid.

Zahid se referia ao acordo fechado entre o ex-rei e a Aliança do Norte -que luta para tirar o Taleban do poder- para que um conselho seja instaurado, ou Loya Jirga, a fim de decidir o destino do país, devastado por 20 anos de guerra.

"O povo do Afeganistão não aceita um governo escolhido no exterior, lutaremos definitivamente contra estes tipos de princípios", disse Zahid.

"As pessoas que se reuniram em Roma são as mesmas que encheram seus bolsos durante a jihad (guerra santa contra os soviéticos) e que agora também querem arrecadar dinheiro em nome do Afeganistão", acrescentou Zahid.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca