Reuters
03/10/2001 - 12h52

Ajuda humanitária chega a Cabul e recebe cooperação do Taleban

da Reuters, em Cabul (Afeganistão)

Os comboios de ajuda humanitária da ONU (Organização das Nações Unidas) chegaram à capital do Afeganistão, Cabul hoje, e funcionários de entidades de assistência disseram que o movimento Taleban estava cooperando.

"Os comboios chegaram sem problemas. O Taleban (grupo islâmico que controla 90% do território do Afeganistão desde 1998 e impôs um regime marcado pelo extremismo e pelo conservadorismo)co está cooperando totalmente conosco nos locais de distribuição", disse Yosuf Yosufzai, autoridade da área de logística do Programa de Alimentação Mundial (WFP).

"Ao longo do caminho, não tivemos nenhum problema. Não há problemas para a segurança dos comboios de transporte e não há restrições nos locais de distribuição", disse.

Em vários pontos da cidade, os principais beneficiários da operação do WFP -mulheres, crianças e cidadãos idosos- faziam fila para receber os alimentos.

Depois de três anos de seca e duas décadas de guerra, a situação piorou ainda mais no Afeganistão nos dias que se seguem aos ataques de 11 de setembro contra os EUA. A população do país teme uma retaliação militar norte-americana e muitos fogem das cidades.

O governo dos EUA diz que o ativista de origem saudita Osama bin Laden, hóspede do Taleban, é o principal suspeito pelas ações realizadas em Nova York e Washington.

A ONU fez um apelo pela criação de um fundo de emergência de mais de US$ 580 milhões, necessário para enfrentar a possível onda de 1,5 milhão de refugiados afegãos, que tentariam ingressar nos países vizinhos, principalmente o Irã e o Paquistão.

O WFP, que havia suspendido o envio de comida depois do dia 11, quando o Taleban mandou que todos os estrangeiros de agências humanitárias deixassem o país, diz que ao menos 6 milhões dos 24 milhões de habitantes do Afeganistão dependem em algum grau de ajuda alimentar.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca