Reuters
05/10/2001 - 08h45

Setor de tecnologia lidera alertas de redução de lucros

da Reuters, em Nova York

Prejudicadas pela redução no investimento corporativo à medida que a economia desacelerou, as companhias ligadas ao setor de tecnologia correspondem atualmente por quase um terço dos alertas de resultado abaixo do esperado emitidos neste trimestre. Os investidores vêem poucas perspectivas positivas adiante.

A Corning, maior fabricante mundial de cabos de fibras óticas, está entre as fabricantes de equipamentos para telecomunicações, hardware e software a afirmar mais recentemente que serão incapazes de cumprir as expectativas de lucro. A Corning atribuiu o aviso aos custos relacionados a demissões e encerramento de fábricas.

"A economia não mostrou nenhum sinal de uma aceleração, então, em uma série de setores da indústria, como hardware e software, não vimos demanda alguma", explicou Dan Cook, administrador de recursos da StoneRidge Investment Partners. "Sem demanda não veremos estes caras fazendo números."

As dificuldades em registrar lucro têm sido compostas por turbulências nos mercados financeiros e na economia, provocadas pelos ataques aéreos ocorridos nos Estados Unidos, no dia 11 de setembro, que deixou quase 6.000 pessoas supostamente mortas, disse Cook.

Segundo a empresa de pesquisas Thomson Financial/First Call, 212 companhias de tecnologia alertaram que os lucros do terceiro trimestre serão inferiores às estimativas de Wall Street, o que corresponde a 31% de todos os alertas negativos emitidos nos EUA no atual trimestre.

No entanto, não são apenas más notícias sobre o setor de tecnologia. A Dell Computer, maior fabricante mundial de computadores pessoais, reafirmou suas metas financeiras para o trimestre.

O anúncio da Dell foi feito um dia após a Cisco Systems comunicar que está confortável dentro das estimativas de analistas para seus resultados do primeiro trimestre.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca