Reuters
05/10/2001 - 14h24

Líder de oposição afegã prepara tropas para a guerra

da Reuters, em Baydengage (Afeganistão)

O líder da oposição afegã, general Muhammad Fahim, reuniu suas tropas na hoje e disse que elas estavam prontas para atacar o Taleban com ou sem a ajuda do Ocidente.

Em uma planície ressecada nas proximidades da vila de Baydengage (nordeste do Afeganistão), o comandante da Aliança do Norte inspecionou 3.000 reservistas, parte da força de cerca de 20 mil homens formada por Ahmad Shah Massoud, antecessor de Fahim.

Uma longa coluna de soldados, separados em fileiras de seis, vestidos com roupas novas e carregando rifles Kalashnikov e lançadores de foguete, permanecia em posição de sentido enquanto o comandante passava por eles em revista.

Fahim usava o tradicional chapéu afegão e falava da parte de trás de um antigo veículo militar soviético, referindo-se frequentemente a Massoud, o lendário combatente morto há quatro semanas em um ataque suicida.

"Hoje, vocês, soldados, mostraram que estão prontos para lutar pela liberdade e pelo povo do Afeganistão a fim de derrotar o Taleban e o terrorismo", disse. "Estamos prontos para enfrentar o Taleban, quer outros unam-se a nós ou não."

A demonstração de força, que incluiu uma parada com 20 pequenos tanques soviéticos T-72, tanques maiores T-55, veículos blindados e vários lançadores de foguetes Katyusha, era uma pequena mostra da ofensiva que pode estar sendo preparada pela Aliança do Norte.

O movimento islâmico Taleban encontra-se no centro de uma grande operação militar realizada pelo Ocidente contra o terrorismo internacional.

O governo norte-americano acusa a milícia de dar abrigo ao ativista Osama bin Laden, principal suspeito, para os EUA, dos ataques do dia 11 de setembro em Nova York e Washington.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais no especial sobre Taleban

Leia mais no especial sobre Paquistão
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca