Reuters
05/10/2001 - 18h00

Sérvios celebram primeiro aniversário da queda de Milosevic

da Reuters, em Belgrado

Centenas de sérvios se aglomeraram em frente ao Parlamento iugoslavo para celebrar o primeiro aniversário da derrocada de Slobodan Milosevic, e fazer uma advertência aos reformistas que o sucederam.

Em meio à gritaria e ao som de buzinas, os manifestantes do povoado sérvio de Cacak realizaram uma passeata até o parlamento, da mesma forma que fizeram há um ano quando derrubaram Milosevic com uma revolta popular.

Reuters - 20.set.2000

Slobodan Milosevic, ex-presidente da Iugoslávia
Desta vez, porém, os manifestantes não invadiram violentamente o Parlamento e o número de participantes foi muito menor que os milhares que se juntaram no centro de Belgrado em 2000, refletindo uma indiferença entre muitos sérvios pela saída de Milosevic do poder.

A opinião pública está dividida em relação ao trabalho dos reformistas que assumiram o poder depois de Milosevic, que está detido em Haia à espera de um julgamento da corte de crimes de guerra. Ele é acusado pelo Ocidente da maioria dos sangrentos confrontos nos Balcãs nas últimas duas décadas.

Muitas pessoas do país, que continua empobrecido, dizem sentir-se liberados da repressão oficial, mas também reclamam que não acreditam que o novo governo tenha melhorado as condições de vida da população.

A comunidade ocidental, porém, tem elogiado os reformistas pela rápida reintegração do país na comunidade internacional, por levar a economia da esfera estatal para a de mercado e por ter entregue Milosevic a um tribunal de crimes de guerra em Haia (Holanda).

Leia mais no especial Iugoslávia

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca