Reuters
19/04/2001 - 14h22

Empresário venderá ações restantes de TV russa independente

da Reuters, em Moscou

O magnata da mídia russa Vladimir Gusinsky afirmou hoje que pretende vender as ações restantes do canal independente NTV depois de a empresa ter caído sob o controle de empresas do governo de Moscou.

Gusinsky, que fundou o canal, a maior fonte de informação do país fora do Kremlin (sede do governo da Rússia), não afirmou a quem venderia suas ações.

O empresário norte-americano Ted Turner vinha mantendo negociações com Gusinsky para adquirir a TV e preservar sua independência. Turner, porém, deve desistir do negócio devido ao fato de a empresa Gazprom ter assumido o controle do canal.

"A empresa no estado atual e sob sua nova direção não me interessa na qualidade de acionista'', disse Gusinsky à rádio "Ekho Moskvy", outro braço de seu grupo de comunicação, agora enfraquecido.

O empresário detém 49,5% das ações da NTV, das quais 19% foram dadas como garantia para um empréstimo feito pela Gazprom e que vence em junho.

"Para mim, é óbvio que, depois da saída da maior parte dos jornalistas que davam a cara ao canal, a NTV não me atrai mais'', afirmou.

Vários repórteres e apresentadores de destaque do canal deixaram a NTV logo depois da mudança na direção da empresa no sábado passado, temendo limitações à sua liberdade de expressão.

Eles migraram para o canal TV-6, do empresário Boris Berezovsky, um ex-aliado do Kremlin que deixou o governo depois da posse do atual presidente russo, Vladimir Putin. A TV-6 não possui o mesmo raio de ação da NTV.

Tanto Berezovsky quanto Gusinsky dizem ser vítimas de campanhas do Kremlin para silenciar seus maiores críticos.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca