Reuters
10/10/2001 - 16h57

BID prevê crescimento de apenas 1% neste ano para América Latina

da Reuters, em Washington

O presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Enrique Iglesias, afirmou hoje que o crescimento econômico na América Latina pode ser de apenas 1% este ano, mas que em 2002 esse número pode ser de mais de 2%.

Iglesias disse que a América Latina está enfrentando 'um dos períodos mais difíceis das últimas décadas'', à medida que luta para lidar com as consequências dos ataques de 11 de setembro contra os Estados Unidos.

Segundo ele, com o financiamento externo tornando-se cada vez mais custoso, e os spreads das taxas de juros crescendo "explosivamente" nos últimos anos, há agora "uma severa seca de fluxos de capital para a região".

Apesar disso, ele afirma que se a economia norte-americana recuperar-se no próximo ano, e se as economias globais começarem uma recuperação, o crescimento da América Latina pode superar 2% em 2002.

Iglesias disse que o banco está considerando linhas de crédito para ajudar a região a lidar com o impacto econômico dos eventos de 11 de setembro, que prejudicaram o turismo e outros setores econômicos importantes. Ele disse esperar ter dinheiro disponível para esse fim até o final do ano, mas que a quantia exata ainda não foi decidida.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca