Recuperação de publicidade on-line é duvidosa
da Reuters, em Palo Alto (EUA)O grande aumento no tráfego em sites de notícias na internet depois dos ataques de 11 setembro nos Estados Unidos mostrou mais uma vez que a web desempenha uma grande papel, ao lado da televisão e dos jornais, na cobertura de notícias.
Mas também mostrou como é desafiador converter o tráfego de internet em dinheiro. A receita de anúncios on-line caiu ainda mais desde 11 de setembro, no momento em que sites grandes como Yahoo! tornaram-se uma fonte de notícias para internautas mundo afora.
Como explicação para a persistente queda da publicidade on-line, um analista de internet recentemente propôs uma analogia problemática.
"Pode ser que a internet seja um veículo mais parecido com o telefone do que com a televisão", disse Safa Rashtchy, da Bancorp Piper Jaffray. "Tentou-se anunciar pelo telefone, mas nunca deu certo."
Rashtchy disse que as coisas ainda não estão definidas, mas ele acredita que não é necessariamente verdade que os anúncios de internet terão o mesmo futuro dos anúncios de telefone.
Mas companhias de mídia de internet como Yahoo! e DoubleClick estão preparadas para divulgar outro trimestre de resultados fracos em uma crise que já dutra mais do que qualquer um esperava —as pessoas estão começando a se perguntar se os problemas do setor são mesmo resultantes do desaquecimento da economia.
As promessas iniciais do setor de que os anunciantes iriam perseguir clientes via internet revelaram-se inocentes. Mas ainda restam esperanças.
"A publicidade de internet tem menos de sete anos de idade e geramos US$ 8,2 bilhões em 2000, e isso é absolutamente extraordinário", disse Wenda Harris Millard, executiva de publicidade da Yahoo!
Mas não há muitos sinais de que grandes anunciantes estão recorrendo à web. Uma pesquisa recente da Jupiter Media Metrix constatou que as maiores anunciantes de internet no mês passado foram Microsoft, AOL Time Warner, Amazon.com e Yahoo!— todas elas grandes empresas de internet.
"A razão para o problema é uma crise de confiança no veículo", disse Mark DiMassimo, presidente da agência de publicidade DiMassimo Brand Advertising, de Nova York. DiMassimo acredita que a internet será o mais poderoso meio de anunciar no futuro, mas isso virá junto com o reconhecimento de que a rede não funciona para todos.
Leia mais notícias de Informática Online