Reuters
11/10/2001 - 17h46

Hino dos EUA com Whitney Houston lidera paradas musicais

da Reuters, em Los Angeles

A versão da diva pop Whitney Houston para "The Star Spangled Banner", hino nacional norte-americano, foi o single mais vendido nesta semana nos Estados Unidos, com a onda de patriotismo tomando as estações de rádio e lojas de discos.

A firma de pesquisa de vendas de música SoundScan informou que a gravação de Houston, feita para a final do campeonato de futebol americano de 1991, vendeu cerca de 60 mil unidades na semana que terminou em 7 de outubro.

A gravação foi relançada em 27 de setembro com renda revertida para as vítimas do ataque de 11 de setembro contra os EUA. O single já recebeu um disco de platina, o que representa mais de 1 milhão de cópias vendidas.

O CD, que também traz uma gravação de Houston para o clássico patriótico "America the Beautiful", já levantou mais de US$ 1 milhão para o Departamento de Polícia e para o Corpo de Bombeiros de Nova York.

"Este hino sempre foi o símbolo musical dos Estados Unidos da América. Estou orgulhosa em participar dessa maneira", disse Houston em comunicado.

A execução de músicas do gênero já havia atingido seu auge nas rádios e agora está declinando, mas as vendas continuam fortes nas lojas.

"Há uma resposta boa dos varejistas, que deram um grande destaque ao CD e mostraram espírito patriótico", disse um porta-voz da gravadora Arista, unidade da Bertelsmann AG.

Vários outros lançamentos patrióticos serão feitos nos EUA, com artistas como Celine Dion, Bruce Springsteen, Mariah Carey, Celine Dion, U2, Sheryl Crow, Billy Joel e Neil Young.

Leia mais:
  • Conheça as armas usadas no ataque

  • Saiba tudo sobre os ataques ao Afeganistão

  • Entenda o que é o Taleban

  • Saiba mais sobre o Paquistão

  • Veja os reflexos da guerra na economia

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca