Reuters
17/10/2001 - 16h12

País desenvolvido deve parar de usar destruidor de ozônio até 2004

da Reuters, em Colombo (Sri Lanka)

Países desenvolvidos devem deixar de usar o metil-brometo até 2004, um dos agentes responsáveis pela destruição da camada de ozônio.

Esta foi a determinação de mais de 100 países reunidos em Colombo, capital do Sri Lanka, para revisar o protocolo de Montreal, acordo internacional para a proteção da camada de ozônio, assinado por 172 países em 1989.

O metil-brometo é usado como pesticida e, embora seja menos perigoso para a camada de ozônio que o clorofluorcarbono (CFC), é liberado diretamente na atmosfera.

Nesta reunião, foi determinado que os países desenvolvidos têm até 2004 para parar de usar o produto, enquanto países em desenvolvimento têm dez anos. Hoje, cerca de 70 mil tonéis de metil-brometo são usados cada ano, a maioria em países desenvolvidos.

O presidente do Grupo de Trabalho Permanente, montado após o protocolo de Montreal, Milton Catelin, disse que exceções serão analisadas com cuidado. "Uma exceção será concedida apenas se não houver alternativas viáveis (para o cancelamento do uso do pesticida) para uma empresa em particular em um país em particular."
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca