Reuters
17/10/2001 - 23h08

DJ Patife, atração do Free Jazz, faz drum'n'bass pop brasileiro

da Reuters, em São Paulo

"Cool Steps Drum'n'Bass Grooves", novo disco do DJ Patife, mistura sucessos de pistas com produções, vocais, MPB e remixagens. Ele é uma das atrações do palco Cream do Free Jazz Festival, que começa dia 25 no Rio e dia 26 em São Paulo.

Patife, considerado pelos críticos como o "vice-rei" do estilo, atrás de Marky (que também faz parte do CD), compilou 15 músicas, das quais pelo menos sete têm participação de brasileiros ou são produções nacionais. O disco está no páreo para ser considerado o melhor CD nacional de música eletrônica deste ano.

Os destaques das produções nacionais ficam com "Só Tinha de Ser Você" (com vocais de Fernanda Porto, venerada por Patife), "Grooves, Ritmos, Sons e Vinhetas" (produzido por Jairzinho Oliveira) e "Esfera".

Estas faixas são sofisticadas e por vezes esbarram nos clichês cansativos da música popular brasileira e do romantismo. Mas são "legítimas", no que se refere à cara do "drum'n'bass popular brasileiro (dpb)".

O espírito do CD está resumido na faixa 15, o hit "Sambassim", com batidinha de samba, cuíca, e vocal de Fernanda Porto, novamente. É a marca do "dpb" e a cara de "Cool Steps" (gravadora Trama), um lançamento agradável e surpreendente.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca