Reuters
17/10/2001 - 23h12

Baaba Maal é estrela de world music no Free Jazz Festival

da Reuters, em São Paulo

O cantor senegalês Baaba Maal trará o melhor da world music para o palco New Directions, do Free Jazz, que acontece no final deste mês no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Esta será a segunda visita de Maal ao Brasil, que já esteve em São Paulo como a principal estrela do World Music Festival, no Sesc Vila Mariana, em novembro de 1998.

Maior nome da música do Senegal, o cantor une ritmos tradicionais do país como reggae, funk e rap. Um de seus discos, "Nomad Soul", tem participação dos artistas pop Brian Eno e John Hassell.

A formação de Baaba Maal é pouco comum para um músico senegalês. Pelas regras da tribo em que nasceu, ele não poderia ser cantor por não pertencer à casta dos "griots", os únicos que têm esse privilégio.

Mas ele desrespeitou a tradição, aderindo a uma orquestra. Ao contrário da maioria dos "griots" ou cantadores, ele procurou formação acadêmica, estudando no conservatório de Dakar e depois conseguindo uma bolsa para a Escola de Belas Artes de Paris.

Apesar de ter desafiado as leis tribais, ele tem muita consciência da cultura de seu país e da situação da África no mundo.

Maal canta em idioma fulani, usado pelos nômades dos quais descende, e suas letras costumam abordar a história e os costumes do Senegal.

Prepare-se:

  • Veja a programação do Rio de Janeiro

  • Confira a programação de São Paulo

  • Saiba onde e como comprar seus ingressos

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca