Reuters
18/10/2001 - 19h34

Banda de Emir Kusturica põe convidados para dançar em São Paulo

da Reuters, em São Paulo

Antes da fama, alguns dos integrantes do grupo iugoslavo The No Smoking Orchestra tocavam em enterros. Mas na noite de quarta-feira, ao lado do cineasta Emir Kusturica, eles mostraram uma música forte e contagiante, transformando numa pista de dança a casa de espetáculos DirecTV Music Hall, em São Paulo, onde foi comemorada a abertura da 25ª Mostra BR de Cinema e o aniversário de 25 anos do festival paulistano.

Nomeada pelo próprio grupo como "unza unza music", o som produzido por Kusturica não se encaixa em uma classificação tradicional.

Eles usam de tudo um pouco, principalmente folk, jazz e rock, mas sempre com um toque dos Bálcãs. As canções se apóiam nos instrumentos de sopro (saxofone e tuba), no acordeão e em um violino forte, presente em quase todos os momentos do show. É a alma cigana de seus integrantes.

Grande estrela da noite, o cineasta Emir Kusturica se ateve a solos curtos e melódicos com a guitarra (ele começou na banda tocando baixo, mas abdicou de seus dons de baixista no show do DirecTV).

Para cima e para baixo com o instrumento, Kusturica já mexeu com os ânimos da platéia ao entrar vestindo uma camiseta do São Paulo Futebol Clube.

Performáticos e bagunceiros, os músicos não paravam um minuto no palco. O vocalista Nelle Karajilic, vestido com uma camisa com a bandeira brasileira, saltava de mesa em mesa e tirava algumas mulheres para dançar. Uma delas até ameaçou um strip-tease.

Os figurinos extravagantes foram uma atração extra. Ao estilo Mamonas Assassinas, os integrantes da banda usaram, entre outros elementos que coloriram o palco durante a apresentação, perucas descabeladas, calça de oncinha e chapéu de guarda-chuva.

As músicas e as palhaçadas seguiram os mesmos moldes da turnê realizada pela banda na Europa (França, Espanha e Portugal), que deu origem ao documentário "Memórias em Super-8", de Emir Kusturica, que está na programação da Mostra.

O primeiro disco deles, "0Das Ist Walter", foi lançado em 1984. Dois anos mais tarde, Kusturica entrou na banda e, desde então, já gravaram cinco álbuns. O último é a trilha sonora do filme "Gata Preta, Gato Branco".

Leia notícias e programe-se para a 25ª Mostra Internacional de Cinema
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca