Reuters
19/10/2001 - 20h50

Mostra de SP traz restaurações de clássicos com cenas inéditas

da Reuters

A 25ª Mostra BR de Cinema, que começa nesta sexta-feira em São Paulo, traz vários clássicos e seleção deste ano reserva algumas jóias em versões restauradas e acrescidas de cenas inéditas.

Duas delas são "A Marca da Maldade", de Orson Welles, com 15 minutos a mais (como queria originalmente o diretor, contrariado pelo estúdio Universal) e "Ouro e Maldição", de Erich von Stroheim, na duração de quatro horas da última versão do diretor (que pretendia nove horas, mas teve o trabalho mutilado pelos produtores e reduzido para apenas 114 minutos).

A restauração dos dois filmes foi realizada por Rick Schmidlin, um dos principais convidados da Mostra.

Mas, sem dúvida, também será objeto de especial atenção a exibição de "Apocalipse Now Redux", o clássico de 1979 do diretor Francis Ford Coppola com 53 minutos a mais do que na época de seu lançamento original, num trabalho feito pelo próprio diretor.

O cineasta bósnio Emir Kusturica, que abriu a Mostra na quarta-feira com uma apresentação de sua banda The No Smoking Orchestra, será homenageado com uma retrospectiva de alguns de seus principais filmes: "Você se Lembra de Dolly Bell?", "Quando Papai Saiu em Viagem de Negócios" (Palma de Ouro em Cannes em 1985) e "Vida Cigana" -estes dois, em versões mais longas, como foram originalmente produzidos para a televisão iugoslava.

A retrospectiva de Kusturica traz ainda alguns trabalhos inéditos, como a comédia "Gata Preta, Gato Branco" (prêmio de melhor diretor no Festival de Veneza/98), além do documentário "Memórias em Super-8", que acompanha justamente uma turnê européia da banda The No Smoking Orchestra em 1999.

Leia notícias e programe-se para a 25ª Mostra Internacional de Cinema
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca