Reuters
23/10/2001 - 11h06

Aviões supersônicos israelenses sobrevoam o Líbano

da Reuters, em Beirute

Aviões supersônicos israelenses sobrevoaram o Líbano hoje, disseram testemunhas, um dia depois que a guerrilha Hizbollah e o exército israelense se confrontaram no sul do país.

As testemunhas viram os aviões e escutaram o ruído de supersônicos em Beirute, na cidade portuária de Trípoli e no sul do Líbano, perto da área disputada de Fazendas de Shebaa, onde o Hizbollah atirou ontem morteiros e armas antitanques contra postos israelenses.

Aviões de Israel lançaram vários mísseis em uma estrada próxima da cidade de fronteira Kfar Shouba em retaliação aos ataques. Este foi o terceiro ataque aéreo israelense que ocorreu este ano em resposta a ações da guerrilha.

O Hizbollah, uma das forças que lutou pelo fim da ocupação israelense de 22 anos no sul do Líbano no ano passado, afirmou que vai retirar Israel das Fazendas de Shebaa e das Colinas de Golã.

A Organização das Nações Unidas (ONU), que considera a retirada de Israel do Líbano completa, pediu ontem que o Hizbollah evitasse provocações além da fronteira demarcada depois da desocupação israelense.

"Estes ataques só exacerbam a tensa situação na região", disse um documento da ONU enviado ao sul do Líbano.

Leia mais no especial Oriente Médio
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca