Reuters
24/10/2001 - 12h15

Mostra de São Paulo exibe documentário sobre Oskar Sala

da Reuters, em São Paulo

O instrumentista e compositor alemão Oskar Sala, um dos pioneiros da música eletrônica, é o principal personagem do filme "Oskar Sala - Um Gênio Musical", documentário dirigido por Oliver Rauch e Ingo Rudloff, em cartaz na 25ª Mostra BR de Cinema, que acontece em São Paulo até o dia 1º de novembro.

Com depoimentos do próprio compositor e de músicos contemporâneos que apreciam seu trabalho, o filme aborda um gênero musical pouco conhecido e pouco explorado pelo cinema.

A música de Oskar Sala nunca esteve nas paradas de sucesso, não são disputadas na internet pelos fanáticos de MP3, mas têm seu valor reconhecido pelos especialistas.

Sala, hoje com 91 anos de idade, teve um importante papel no filme "Os Pássaros", de Alfred Hitchcock. Foi ele quem criou os ruídos produzidos pelas aves e que foram tão bem aproveitados pelo músico Bernard Herrmann, autor da trilha sonora.

Sala é um virtuoso do trautonium, um instrumento de cordas que ele próprio aperfeiçoou e atualmente é o único conhecedor de seus segredos.

Os diretores, convidados da mostra, disseram que Oskar Sala abdicou da vida pessoal para se dedicar exclusivamente à música eletrônica.

"Ele sempre disse que queria ter pupilos, mas seu trautonium era o único do mundo e ele tinha medo, afinal era sua fonte de renda. E há também, claro, uma dose de vaidade, já que somente ele era capaz de tocá-lo", disse o diretor Oliver Rauch.

Leia notícias e programe-se para a 25ª Mostra Internacional de Cinema
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca