Reuters
25/10/2001 - 09h42

França emite ordem de prisão para ex-oficiais de Pinochet

da Reuters, em Paris

A França pediu a prisão de 15 chilenos como parte de um inquérito que apura o desaparecimento de cinco cidadãos franceses no Chile durante o governo do ex-ditador Augusto Pinochet.

O juiz Roger Le Loire emitiu ordens de prisão para 15 ex-militares e civis por serem suspeitos de aprisionar ilegalmente e torturar pessoas. Entre os suspeitos nomeados está Manuel Contreras, ex-líder da Dina, a temida polícia secreta de Pinochet.

Le Loire já emitiu duas ordens internacionais de prisão para Pinochet, em 1998, quando o ex-general foi detido em Londres com uma ordem de extradição da Espanha para que fosse julgado por crimes contra os direitos humanos.

Em julho deste ano, a Corte chilena decidiu que Pinochet, 85, era mentalmente incapacitado para ser posto em julgamento. Ele foi acusado de acobertar pelo menos 75 mortes e sequestros feitos por um esquadrão da morte em 1973.

Os desaparecidos franceses incluem os ativistas Jean-Yves Claudet-Fernandez e Alphonse Chanfreau, o padre Etienne Pesle, George Klein, um ex-assessor de Salvador Allende, o presidente socialista do Chile, morto em 1973.

O inquérito também cobre uma quinta pessoa desaparecida, Marcel-Rene Amiel-Banquet, que, segundo as atuais evidências, teria sido vítima de um acidente.

Leia mais no especial Pinochet
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca