Reuters
26/10/2001 - 17h03

Free Jazz começa em São Paulo e tecno agita segunda noite carioca

da Reuters

Os DJs Richard D. James (Aphex Twin) e Roni Size Reprazent e o saxofonista Benny Golson são as principais atrações da segunda noite do Free Jazz no Rio de Janeiro, enquanto em São Paulo o festival inicia com Belle & Sebastian e Chico Hamilton como destaques.

Nesta segunda noite de agito no Museu de Arte Moderna carioca, a tenda Cream, embora desfalcada sem as presenças de Todd Terry e Jellybean -que cancelaram a vinda por receio de voar depois dos ataques terroristas nos Estados Unidos- nomes como o trio londrino X-Press 2, formado por Ahsley Beedle, Rocky e Diesel, mantém um certo prestígio no festival.

Mutiny, Lottie e Ray Roc completam a programação do Cream.

Apesar das baixas, a noite é dos clubbers, pois o palco principal, o Main Stage, também será dedicado à música eletrônica. Aphex Twin, codinome de Richard D. James, é uma estrela de brilho inconstante.

"Ele é louco, não temos nenhum controle sobre ele. Ninguém sabe o que acontecerá no show", disse a organizadora do Free Jazz, Monique Gardenberg.

Tão maluco quanto o DJ é seu som, que une tecno, drum'n'bass e ambient com muita experimentação. Ele vem acompanhado de Chris Cunningham, responsável pela exibição de vídeos durante a apresentação.

Em matéria de experimentação, o Roni Size Reprazent não fica atrás. O sexteto britânico formado por quatro DJs, uma cantora e um MC mistura drum'n'bass, soul music, funk, rap e jazz.

A abertura do Main Stage fica por conta do sergipano Hélder Aragão, ou DJ Dolores, com sua Orchestra Santa Massa. Bastante cultuado, ele fez a trilha do filme "O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas" e um remix para cantor Otto.

Os jazzófilos também terão uma ótima noite, com o tributo a Art Blakey capitaneado pelo saxofonista Benny Golson. O sexteto "all stars" reúne cinco ex-integrantes dos Jazz Messengers de Blakey mais o baterista Carl Allen. Além de Golson, eles são Curtis Fuller (trombone), Mulgrew Miller (piano), Valery Ponomarev (trompete) e Lonnie Plaxico (contrabaixo).

Eles serão precedidos do pianista Randy Weston, cujo estilo singular reúne influências de Thelonious Monk, Duke Ellington, música africana e caribenha. Ele tocou com Art Blakey nos anos 1940, mas desde 1955 lidera seus próprios grupos e projetos. A noite será aberta pelo virtuoso violonista gaúcho Yamandú Costa.

O palco New Directions traz um dos grandes nomes da world music africana, o senegalês Baaba Maal. Ele une ritmos tradicionais de seu país a reggae, funk e rap. Um de seus discos, "Nomad Soul", tem participação dos artistas pop Brian Eno e John Hassell. O grupo paulista Funk Como le Gusta, bastante apreciado pelos amantes de black music, faz a abertura.

Prepare-se:

  • Veja a programação do Rio de Janeiro

  • Confira a programação de São Paulo

  • Saiba onde e como comprar seus ingressos


  • Fique por dentro do Free Jazz Festival
     

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca