Reuters
26/10/2001 - 19h51

Morte de líder não vai impedir processo de paz, diz neto do ex-rei

da Reuters, em Roma

O neto do rei deposto do Afeganistão Mostapha Zahir disse hoje que o grupo que apóia a monarquia vai seguir com seu programa de paz, apesar da notícia da morte pelo Taleban de Abdul Haq, um dos mais influentes líderes da oposição no país.

Mostapha disse que Haq estava em missão de paz quando foi morto pelos soldados da milícia que controla o Afeganistão.

"Suas intenções eram honráveis. As pessoas que estavam com ele não tinham armas e o ocorrido foi devastador", disse Zahir à TV Reuters.

"Gostaria de dizer a vocês que o Comandante Abdul Haq é um herói nacional afegão. Ele lutou contra o poder do Exército Vermelho por 10 anos. Foi ferido em batalhas nada menos que 17 vezes. Era um grande ser humano", acrescentou.

Mostapha jurou que seu avô não vai renunciar à sua campanha para unir as variadas facções do Afeganistão em um governo de união nacional para destituir o Taleban do poder.

"O processo de paz vai continuar, ele não pode parar e nunca vai parar. O processo de paz vai seguir até devolvermos o Afeganistão aos afegãos, para que eles possam decidir seu destino à sua vontade", declarou.

O ex-rei Zahir Shah vive em Roma desde que foi deposto do trono afegão, em 1973. Voltou à cena depois dos ataques ocorridos em Washington e em Nova York e dos consequentes bombardeios norte-americanos ao Afeganistão. Muitos diplomatas o vêem como a única pessoa com autoridade suficiente para manter seu povo unido.

Haq havia estado em Roma recentemente para encontrar o ex-rei e endossou o plano de paz. Mostapha disse que os dois lados se mantiveram em contato, inclusive pouco antes da captura de Haq.

"Ontem à noite, o comandante Haq ligou para um de nossos companheiros e disse que estava cercado", contou Mostapha. "Ele manteve o contato durante toda a noite. Ele e seu grupo estavam escondidos atrás de umas pedras, mas foram detidos perto das 7h, horário do Paquistão", acrescentou.

Antes da morte de Haq, os diplomatas estavam ficando mais preocupados sobre o lento progresso na formação de um governo alternativo ao Taleban. Sem Haq, as chances para o sucesso do ex-rei parecem ainda mais difíceis.

Apesar disso, Mostapha acredita que a execução de seu amigo deve fortalecer a resolução da oposição.

"A paz tem um preço, mas eu não tenho medo. Cada um de nós está preparado para dar sua vida em troca da paz, da segurança e da estabilidade do nosso povo. O ocorrido não vai nos dissuadir de seguir em frente com nosso plano. Ele vai até acelera-lo", concluiu.

Leia mais:
  • Conheça as armas usadas no ataque

  • Saiba tudo sobre os ataques ao Afeganistão

  • Entenda o que é o Taleban

  • Saiba mais sobre o Paquistão

  • Veja os reflexos da guerra na economia
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca