Reuters
29/10/2001 - 09h40

Exército se une a Hollywood para criar game de treinamento

da Reuters, em Los Angeles (EUA)

O exército dos EUA anunciou uma parceria inédita com Hollywood e uma universidade para desenvolver dois jogos de treinamento para futuros comandantes da corporação.

O ICT (Instituto para Tecnologias Criativas, da sigla em inglês) —operado em conjunto pelo Exército e pela University of Southern California— trabalharão em conjunto com a Quicksilver Software e com a FCS, uma parceria entre o estúdio Sony Pictures ImageWorks e a desenvolvedora de games Pandemic Studios.

O Exército fornecerá o financiamento do projeto e também conhecimento técnico para a criação dos jogos nos próximos dois anos.

São dois os jogos previstos. O "CS-12" servirá como simulador para comandantes de companhia. E o "C-Force" dará treinamento aos líderes de esquadrão. Os games terão produção executiva de Rob Sears, responsável pelos títulos "Mech Commander" e "Mech Warrior 3".

O projeto desenvolverá duas versões de cada jogo. Uma completa para o Exército e outra reduzida para o mercado. Os títulos serão lançados para consoles e PCs.

"Os games ensinarão aos jogadores como aproveitar melhor os recursos humanos e as informações, algo que será útil na vida profissional", afirmou Richard Lindheim, diretor-executivo do ICT.

O instituto foi formado em 1999 com US$ 45 milhões investidos pelo Exército norte-americano com o objetivo de desenvolver tecnologia de realidade virtual.

O anúncio do desenvolvimento dos dois games se segue à notícia de um novo jogo de computador, lançado na semana passada, que permite que o usuário utilize mísseis e até armas nucleares das forças armadas norte-americanas na luta contra terroristas.

Apesar da coincidência com o conflito da vida real no Afeganistão, o lançamento do "Real War", como foi chamado, já estava previsto há um ano pela Simon and Schuster Interactive, unidade da Viacom Inc.

Baseado em jogos utilizados pelas forças armadas no treinamento de soldados, o "Real War" foi desenvolvido pela Rival Interactive.

A OC foi contratada pelo Departamento de Defesa dos EUA em 1997 para desenvolver um software de treinamento de ações conjuntas do Exército, Marinha e Forças Armadas. O resultado do trabalho foi o simulador de combate chamado "Joint Force Employment".

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca