Reuters
29/10/2001 - 19h11

Saddam Hussein pede que árabes enviem armas aos palestinos

da Reuters, em Bagdá

O presidente do Iraque, Saddam Hussein, pediu hoje que os países que fazem fronteira com Israel armem os palestinos, disse a agência de notícias estatal iraquiana INA.

Após uma reunião de gabinete, Saddam pediu que "países vizinhos da entidade Sionista (Israel) facilitem a entrega de armas anti-blindados para promover proteção mínima aos palestinos para enfrentar as hostilidade''.

Disse também que o gabinete iraquiano "saúda a revolta do povo palestino e sua firmeza em face dos sionistas criminosos''.

Pelo menos 680 palestinos e 182 israelenses foram mortos desde o início da revolta contra a ocupação israelense, que estourou em setembro de 2000 depois de uma paralisação das negociações de paz.

Dos estados árabes que fazem fronteira com Israel e territórios palestinos, o Líbano e a Síria ainda estão tecnicamente em guerra contra Israel, apesar de não houver confrontos armados, enquanto Jordânia e Egito já assinaram um acordo de paz com o estado judeu.

Israel mandou seu Exército para as áreas comandadas pelos palestinos em 19 de outubro, depois que um grupo palestino matou um ministro israelense em retaliação pelo assassinato de seu líder em ação israelense.

Israel disse que prendeu mais de 40 militantes em seus ataques na Cisjordânia desde que o Ministro do Turismo, Rahavam Zeevi, foi morto. Suas tropas também deixaram um rastro de destruição.

Mais de 50 palestinos e cinco israelenses foram mortos depois da invasão.

Leia mais no especial Oriente Médio
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca