Reuters
29/10/2001 - 19h16

Refugiados palestinos fazem ato contra ataques ao Afeganistão

da Reuters, em Ain el Wil Weh (Líbano)

Milhares de refugiados palestinos protestaram hoje contra os ataques liderados pelos Estados Unidos no Afeganistão. O ato aconteceu no maior campo de refugiados no Líbano, chamado Ain el-Hilweh.

Cerca de 3.000 manifestantes levaram cópias do Corão, gritaram slogans contra os Estados Unidos e queimaram bandeiras norte-americanas.

O protesto aconteceu após o pedido por atos contra os Estados Unidos feito no fim de semana pela liderança do movimento Taleban, que governa a maior parte do Afeganistão e sofre represália por estar protegendo Osama bin Laden.

O ato no Líbano foi organizado pelo grupo Osbat al-Ansar, que teve os bens congelados pelos Estados Unidos como parte das sanções norte-americanas contra supostas organizações terroristas.

O grupo Osbat al-Ansar é liderado por Abdel Karim al-Saadi, conhecido como Abu Mohjen, fundamentalista palestino com supostas ligações com Bin Laden. O líder palestino está foragido após ter sido sentenciado à morte pelo assassinato de um líder muçulmano moderado.

Cerca de 360 mil palestinos estão registrados como residentes de campos de refugiados no Líbano, onde o ressentimento contra os Estados Unidos é grande devido ao apoio norte-americano a Israel.

Leia mais:
  • Conheça as armas usadas no ataque

  • Saiba tudo sobre os ataques ao Afeganistão

  • Entenda o que é o Taleban

  • Saiba mais sobre o Paquistão

  • Veja os reflexos da guerra na economia
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca