Reuters
30/10/2001 - 12h01

Afegãos escondidos em banheiros de avião chegam a Londres

da France Presse, em Nova Déli (Índia)

Dois dois refugiados afegãos conseguiram entrar ilegalmente no Reino Unido após terem se escondidos nos banheiros de um avião da Air India.

Segundo os jornais britânicos os dois homens chegaram a Londres sem passaportes, passagens, ou vistos e esperam obter asilo político na Inglaterra.

Os passageiros clandestinos estavam em um vôo da Air India, que seguia de Bombay para Londres com escala em Nova Déli, no domingo. Mas ao invés de desembarcaram na capital indiana, eles permaneceram no avião.

De acordo com o jornal Hindustan Times, representantes da companhia aérea disseram que os dois afegãos se esconderam nos banheiros e conseguiram chegar a Londres sem serem notados.

"Os dois homens correram para a imigração em Heathrow e pediram asilo político. Eles foram levados para interrogatório", disse o diretor comercial da Air India, V.K. Verma.

O Economic Times, entretanto, disse que foram quatro afegãos que viajaram sem documentos para Londres. A companhia aérea não quis dar nenhuma declaração sobre o número de clandestinos que embarcaram na aeronave.

A brecha na segurança aérea coincide com o início da Semana de Segurança Aérea organizada pelo governo indiano, que visa implementar medidas de segurança nos aeroportos de todo o país.

A Índia tem-se mantido sob alerta máximo desde os atentados de 11 de setembro contra os Estados Unidos. Já houve, na Índia, desde então, dois alertas de sequestro de aviões.

Leia mais:
  • Conheça as armas usadas no ataque

  • Saiba tudo sobre os ataques ao Afeganistão

  • Entenda o que é o Taleban

  • Saiba mais sobre o Paquistão

  • Veja os reflexos da guerra na economia
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca