Reuters
31/10/2001 - 11h21

Intel se inspira em Napster para mudar sistemas de tecnologia

da Reuters, em Londres (Reino Unido)

A fabricante norte-americana de chips Intel disse ontem que tem se inspirado no serviço de troca de canções online Napster e no sistema operacional de código aberto Linux para revisar algumas de suas infra-estruturas tecnológicas.

Apesar da vida curta de sucesso do Napster —que está fechado desde julho depois de ter dificuldades técnicas para cumprir uma ordem judicial— a tecnologia por trás do serviço musical na internet está ajudando a Intel a limitar o alto custo das redes, disse o vice-presidente de Tecnologia da Informação da Intel, Doug Busch, a jornalistas, em Londres.

A maior fabricante de semicondutores do mundo sempre precisa enviar uma ampla quantidade de arquivos multimídia para seus empregados ao redor do mundo, contendo informações como manuais ou mensagens em vídeo.

Mas a Intel não podia enviar todos esses arquivos de sua sede na Califórnia para todo o mundo via internet, arcando com gigantescos custos de telefonia, disse Busch. Por isso, quando o Napster começou a crescer, cerca de 18 meses atrás, a Intel iniciou o desenvolvimento de seu próprio software que, assim como o serviço de música on-line, iria permitir aos funcionários fazer o download de certos arquivos entre os computadores.

"Absolutamente", disse Busch, quando perguntado se a empresa tinha se inspirado no Napster.

"Eu não poderia permitir o envio de grandes arquivos através da rede. Isso não seria adequado ao meu orçamento. Agora os funcionários apenas olham para os arquivos em PCs próximos aos deles. É mais barato. É mais rápido".

A rede "peer-to-peer" (ligação direta entre computadores de usuários) ampliou a performance do sistema e reduziu custos em cerca de dez vezes, disse o executivo, acrescentando que os custos de armazenar dados em PCs é também dez vezes menor do que guardar informações em grandes servidores centrais.

Mais inspiração da internet

O sistema operacional de código-fonte aberto Linux é outro aliado da Intel. A companhia abandonou os caros servidores Unix com software proprietário Unix e os substituiu por servidores mais baratos que rodam o sistema operacional Linux.

O Linux foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, mas é aperfeiçoado por programadores via internet, que estudam o código do programa e sugerem melhorias.

Busch disse que foi fácil migrar para o Linux por causa de suas similaridades com o Unix. Os servidores baseados em Linux são usados nos departamentos de engenharia e científico da Intel.

Apesar do Linux ser gratuito, manter o sistema em funcionamento não é muito mais barato do que o rival Windows 2000, já que há custos reais relacionados com computadores, suporte e manutenção, disse o executivo.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca