Reuters
31/10/2001 - 15h30

Morre cineasta ucraniano Grigory Chukhrai

da Reuters, em Moscou

Morreu, na última segunda-feira, aos 80 anos, o cineasta russo Grigory Chukhrai. Dos sete filmes de Chukhrai, o mais conhecido tanto na ex-União Soviética quanto no exterior é "Balada de um Soldado", de 1959, que relatou os relacionamentos de um jovem oficial ao longo da Segunda Guerra Mundial, na qual morreram mais de 20 milhões de soviéticos. O filme ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Nascido na Ucrânia, Chukrai se alistou na guerra, como voluntário, aos 20 anos de idade, tornou-se pára-quedista e foi ferido quatro vezes. Ele recebeu a medalha da Estrela Vermelha por sua atuação no front durante a batalha de Stalingrado, que durou sete meses e marcou a virada soviética na luta contra a Alemanha nazista.

Seu filme "Quarenta e Um", de 1956, mergulhou em terreno até então proibido, relatando uma história de amor entre uma jovem e um guarda que combateu os bolcheviques na Guerra Civil Russa.

"Céu Limpo" tratou das provações sofridas por um piloto na época da guerra, que escapou de ser capturado pelo inimigo mas teve que provar que não era traidor.

Chukhroi era tão popular na ex-União Soviética que Nikita Kruschev foi obrigado a perdoá-lo publicamente durante um encontro com intelectuais soviéticos.

Em 1981, no final do governo de Leonid Brezhnev, Chukhrai recebeu o título de Artista do Povo da União Soviética.

Mais tarde, ele adoeceu e sofreu seis infartos. Seu filho, Pavel, também se tornou um cineasta famoso, cujo filme "O Ladrão", de 1997, que trata dos efeitos da repressão stalinista sobre uma família, recebeu uma indicação para o Oscar.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca