Reuters
04/11/2001 - 17h15

Jihad Islâmica assume autoria de atentado a ônibus em Jerusalém

da Reuters, em Beirute (Líbano)

O grupo radical Jihad Islâmica assumiu a responsabilidade pelo atentado de hoje contra um ônibus israelense em uma das mais movimentadas ruas de Jerusalém. Duas pessoas morreram e no mínimo 50 ficaram feridas.

"As brigadas de Jerusalém, Exército armado do movimento islâmico Jihad, assumem a responsabilidade pela heróica operação que um de nossos militantes executou em Jerusalém nesta tarde", informou um comunicado enviado por fax ao escritório da agência de notícias Reuters em Beirute (capital do Líbano).

O comunicado identificou o guerrilheiro que foi morto no ataque como Hatem Yaein al-Shuweiki, 24, da cidade de Hebron.

"Essa operação heróica é uma reação aos crimes do inimigo sionista contra o nosso povo em al-Khalil [Hebron] e todos os outros campos palestinos, cidades e vilarejos e uma reação contra os assassinatos que o inimigo executou contra os militantes da Intifada [revolta popular palestina, iniciada há um ano]", diz o comunicado.

Ontem o líder palestino Iasser Arafat e o ministro das Relações Exteriores de Israel, Shimon Peres, disseram estar prontos para retomar as negociações para adoção de um cessar-fogo na região. Ambos, no entanto, vêm encontrando dificuldades de colocar em prática as resoluções.


Leia mais no especial Oriente Médio
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca