Reuters
05/11/2001 - 17h39

Representante da ONU diz que afegãos devem escolher novo governo

da Reuters, em Teerã (Irã)

O representante especial da ONU para o Afeganistão disse hoje que um possível governo pós-Taleban deverá refletir o desejo dos cidadãos do país.

Ainda há indefinição na comunidade internacional sobre quem deve assumir o governo do Afeganistão caso a ofensiva militar liderada pelos EUA consiga derrubar o Taleban do poder no país.

"Um dos problemas que o Afeganistão tem sofrido é a interferência externa, com outros países decidindo o que deve ser feito e o que não deve ser feito", declarou Lakhdar Brahimi.

Brahimi disse que o organismo mundial está pronto para ajudar, mas frisou que somente uma solução construída pelos afegãos poderá funcionar. "Nós deveríamos deixar o povo decidir quem deve assumir o futuro governo."

O representante da ONU encontrou-se com autoridades iranianas e representantes de grupos de afegãos exilados na capital do Irã como parte de seus esforços para preparar a transição do Afeganistão para um governo pós-Taleban.

Brahimi também não excluiu a participação do rei deposto do Afeganistão Zahir Shah, em um novo governo. O ex-regente vive exilado na Itália desde que foi derrubado, durante um golpe em 1971.

Leia mais no especial sobre Taleban
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca