Reuters
06/11/2001 - 18h10

Japonesa DoCoMo gastará US$ 8,22 mi contra spam no celular

da Reuters, em Tóquio

A NTT DoCoMo, maior operadora de telefonia celular do Japão, gastará US$ 8,22 milhões para desenvolver sistemas e medidas contra as mensagens não-solicitadas de email -o chamado "spam"- enviadas para usuários dos celulares i-mode.

As mensagens não-solicitadas resultaram em dezenas de milhares de reclamações dos usuários e pedidos de mudança de e-mail. O spam também causa prejuízos operacionais à empresa. A DoCoMo trafega cerca de 950 milhões de mensagens todos os dias, das quais 800 milhões retornam por problemas de erro no endereço.

Agora, para minimizar o problema, a empresa quer bloquear as mensagens que contenham muitos destinatários com endereço errado. Quando lançou os celulares i-mode, em 1999, a DoCoMo permitiu que fosse fácil bombardear os usuários do serviço -que hoje somam 29 milhões- com mensagens não-solicitadas.

Para isso, bastava que o remetente do email criasse aleatoriamente números com 11 dígitos. Isso porque os endereços de e-mail são os próprios números de telefones e não um código mais complexo de números e letras.

Várias empresas de internet começaram, então, a bombardear os usuários do i-mode com e-mails de propaganda. Em resposta, a empresa japonesa mudou o sistema, permitindo que os usuários escolham seus próprios endereços.

Desde agosto, a DoCoMo também começou a oferecer transmissão gratuita de uma quantidade limitada de dados, já que os usuários do i-mode pagam pelo que enviam, mas também pelo que recebem, inclusive spams.

A empresa estima que perderá cerca de US$ 220,1 milhões em faturamento por causa de gastos e medidas tomadas para refrear o problema de mensagens não-solicitadas.

Na semana passada, a companhia começou a bloquear emails enviados por empresas que praticam spam. A primeira empresa barrada foi a Global Networks. As mensagens enviadas pela Global para qualquer endereço terminado em "@docomo.ne.jp" serão bloqueadas durante um ano.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca